5 níveis da Pirâmide de Maslow 

5 níveis da Pirâmide de Maslow 

É um conceito da Psicologia que se tornou uma das dinâmicas mais difundidas também na área de gestão de Recursos Humanos. Ela se baseia no princípio de que as necessidades humanas apresentam uma relação de hierarquia capaz de direcionar a motivação das pessoas para diferentes tipos de satisfação.

O que é Pirâmide de Maslow

São as necessidades essenciais para sobreviver, como respirar, descansar, comer, beber água. São as necessidades mais importantes do ser humano e, quando não são atendidas, recebem toda a atenção e energia da pessoa.

1 - Necessidades fisiológicas:

2 - Necessidades de segurança:

Depois de suprir as necessidades básicas, o foco da motivação do indivíduo está em se sentir seguro e protegido. Isso envolve tanto a segurança física quanto a psicológica, como ter um seguro de vida, um plano de saúde, garantir estabilidade financeira com um emprego e economias, além de proteger seus bens materiais.

3 - Necessidades sociais:

No centro da Pirâmide de Maslow estão as necessidades sociais, onde as carências emocionais começam a predominar. Quando as necessidades básicas e de segurança são atendidas, as pessoas buscam satisfação em seus relacionamentos amorosos, familiares, conjugais, amizades e colegas de trabalho.

4 - Necessidades de estima:

Após satisfazer as necessidades sociais, surge a motivação por ser aceito, reconhecido, respeitado, ter prestígio e autoridade. Nessa fase, as pessoas procuram formas de se sentirem valorizadas, seja na vida pessoal ou profissional.

5 - Necessidades de autorrealização:

No topo da pirâmide estão as necessidades relacionadas à realização pessoal, de conquistar desejos como liberdade, sabedoria, independência, superação e autocontrole.

Leia o artigo completo e saiba mais!