artigo

5 passos de uma Avaliação 180 graus

1-Planeje o que será avaliado:

Antes de iniciar a avaliação de desempenho, é fundamental definir as competências essenciais que a empresa deseja avaliar. Isso deve ser feito considerando sempre os objetivos organizacionais.

É importante garantir que todas as pessoas envolvidas compreendam como funciona a avaliação 180 graus e a importância dessa estratégia para o sucesso da empresa.

2-Oriente líderes e liderados:

3-Desenvolva e aplique o formulário:

Toda avaliação de desempenho parte de um questionário. Portanto, assim que as competências a serem avaliadas estiverem claras, o próximo passo é elaborar as perguntas que serão direcionadas aos líderes e aos liderados.

Após os questionários serem respondidos, o gestor deve se reunir com cada colaborador para oferecer um feedback claro e construtivo sobre os resultados. O objetivo final é criar um plano de ação para aprimorar os pontos de atenção identificados, com apoio do RH.

4-Garanta um feedback satisfatório:

Líderes e liderados devem iniciar um processo de correção e qualificação dos pontos identificados na análise. É o momento de estabelecer novas e melhores práticas adaptadas ao potencial da equipe até a próxima avaliação.

5-Aplique as ações:

Leia agora!

Saiba mais sobre Avaliação 180 graus no artigo: