Os três tipos de Comunicação de Acidente de Trabalho:

Círculo traçado

O acidente de trabalho ocorre quando o colaborador sofre, durante o exercício das funções, lesão corporal ou perturbação que cause morte ou redução da capacidade laboral. Os benefícios são garantidos a todos os colaboradores (inclusive temporários), trabalhadores avulsos, segurados especiais, empregados domésticos e médicos residentes.

Inicial

Realizada assim que acontece o acidente de trabalho (ocorrido no exercício da atividade profissional a serviço da empresa) ou de trajeto (nos deslocamentos). O acidente provoca lesão corporal ou perturbação funcional que causa a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho ou, em último caso, a morte.

Reabertura

Quando há agravamento de lesão ou doença e o colaborador apresenta uma piora no quadro clínico durante a recuperação. A data de emissão passa a ser o dia da reabertura.

Caso o colaborador venha a falecer em decorrência do acidente ou da doença ocupacional, deve-se preencher a CAT de óbito. Só é valido para mortes que acontecerem após o preenchimento da CAT inicial.

Óbito

Há uma série de normas legais para garantir a saúde dos colaboradores. Adotar essas medidas têm antes de tudo um caráter humanitário de cuidado com as pessoas.

A Legislação brasileira é rigorosa e detalhista para garantir a saúde do trabalhador

Leia o artigo completo!