Como promover uma autoavaliação?

Como promover uma autoavaliação?

A autoavaliação é um exercício reflexivo em que a pessoa analisa seu próprio comportamento, desempenho e realizações e identifica áreas em que pode melhorar ou desenvolver.

ler mais

Seta

Promova conversas e encoraje os liderados a falar sobre o que sentem e suas percepções. Muitas autoavaliações se tornam superficiais em razão do medo que algumas pessoas têm de expor e serem julgadas por isso.

Seta

Incentive os liderados:

O RH pode oferecer treinamentos para os colaboradores sobre a importância da autoavaliação e como realizá-la de forma eficaz. Isso pode incluir a apresentação de exemplos de autoavaliações bem-sucedidas e dicas para lidar com oportunidades de melhoria.

Seta

Ofereça treinamento:

Crie um formulário de autoavaliação:

O RH pode criar um formulário padrão de autoavaliação para ser preenchido pelos colaboradores. Esse formulário pode incluir perguntas sobre o desempenho do colaborador, suas realizações, pontos fortes e pontos de melhoria.

Estabeleça um cronograma:

O RH pode estabelecer um cronograma para a realização da autoavaliação, definindo uma data limite para que os colaboradores preencham o formulário. Ele deve ser pensado com base no que é interessante para a empresa saber sobre as pessoas que trabalham nela.

Ofereça feedback:

Após a realização da autoavaliação, o RH pode oferecer feedback aos colaboradores. Isso pode incluir uma reunião para discutir os pontos fortes e de melhoria identificados na autoavaliação e definir planos de ação para o desenvolvimento do colaborador.

Promova a cultura da autoavaliação:

O RH pode promover a cultura da autoavaliação dentro da empresa, incentivando os colaboradores a se autoavaliarem regularmente e a buscar o desenvolvimento contínuo. Isso pode incluir a autoavaliação como parte do processo de avaliação de desempenho da empresa.

Veja como a autoavaliação  auxilia o colaborador a analisar a própria performance e identificar pontos que precisam ser trabalhados para melhorar os resultados.

Leia o artigo completo!