Como cuidar do colaborador em uma rescisão?

Círculo traçado

A rescisão trabalhista é o término de um contrato entre um empregador e um colaborador. Ela pode resultar da decisão de qualquer um dos envolvidos, em casos de demissão. É importante ter alguns cuidados a mais do que o cumprimento das obrigações legais. Veja o que o RH pode fazer neste momento:

Transparência:

Forneça informações claras sobre o motivo da rescisão;

Privacidade:

Evite expor detalhes pessoais do colaborador e foque nos aspectos profissionais;

Indique maneiras para o colaborador buscar auxílio emocional, interna ou externamente, neste momento desafiador;

Suporte emocional:

Detalhe o processo de transição de benefícios, como plano de saúde, férias não usufruídas e outros direitos;

Benefícios:

Ofereça assistência na busca por novas oportunidades de emprego, com cursos e outras orientações sobre a inserção no mercado de trabalho;

Transição profissional:

Mantenha a atitude profissional, independentemente dos motivos da rescisão. Isso preserva a reputação da empresa.

Profissionalismo:

A rescisão de contratos é um dos processos mais complexos para o RH.

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