Como identificar 

Como identificar 

perfis e competências?

Organizações bem-sucedidas são excelentes em alavancar seus talentos internos. Elas trabalham para desenvolver o conjunto certo de habilidades em cada um, principalmente as que são necessárias para enfrentar novos desafios dentro de suas funções e da atualidade.

Identificar como uma  equipe desenvolve novos recursos pode ser uma tarefa ainda mais trabalhosa. Por isso, existem alguns processos que podem ajudar no mapeamento das habilidades e competências.

Essa é uma maneira bastante tradicional de identificar o conhecimento técnico e teórico dos seus talentos. No entanto, os testes são realizados em condições de “laboratório” e não fornecem uma imagem precisa sobre a habilidade que o colaborador tem para aplicar os conhecimentos na vida real.

1. Avalie o nível de conhecimento por meio de testes

2. Possibilite a autoavaliação

Isso pode ser feito por meio de conversas individuais ou até mesmo pelo envio de um questionário, em que eles mesmos avaliam suas habilidades atuais. O exercício é bom, mas não esqueça que você pode obter pontos de vista muito subjetivos, com avaliações otimistas ou pessimistas demais, dependendo do colaborador. Aconselhamos que este método seja combinado com algum outro, mais objetivo.

É um método mais objetivo do que contar com a opinião de apenas uma pessoa! É possível realizar dinâmicas coletivas ou individuais, pedindo para que os colaboradores apontem os pontos fortes uns dos outros e quais habilidades poderiam ser mais desenvolvidas. Assim, você vai conhecer a visão de cada um sobre o desempenho de seus colegas.

3. Obtenha feedback das equipes

baixando o eBook gratuito!

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre o assunto?

Saiba mais