5 comportamentos que podem prejudicar a liderança de equipes

Círculo traçado

A postura adotada pela gestão é essencial para determinar como os talentos vão agir em suas responsabilidades e demandas do dia a dia. Podemos dizer, até mesmo, que o sucesso da empresa depende da liderança de equipes! Por isso, é importante estar sempre atento e evitar comportamentos que podem prejudicar os profissionais. Continue lendo e entenda o que você deve evitar como líder!

1. Centralizar a tomada de decisões

Um erro comum na gestão é a centralização das decisões, que prejudica a liderança e a agilidade das equipes. Quando não confiamos nas pessoas que compõem a equipe, insistimos em tomar todas as decisões, tornando o processo lento e burocrático.

2. Não dar autonomia e frear a maturidade dos times

Centralizar as decisões também vai gerar colaboradores inseguros e totalmente dependentes do líder! Os times precisam saber funcionar sem você, caso contrário, a liderança de equipes se torna uma constante consultoria.

3. Aplicar punições que não promovem o aprendizado

Para criar times maduros e dispostos a encontrar novas soluções, precisamos contar com pessoas que não têm receio de se arriscar na empresa! Isso porque, quando traçamos novos caminhos, lidamos com o desconhecido e, é claro, com a possibilidade de errar em algum momento.

4. Manter os talentos na zona de conforto

Os desafios também são uma forma eficiente de ampliar as habilidades dos nossos colaboradores. Por isso, a liderança de equipes precisa estar atenta às possibilidades e estimular que os talentos superem seus limites! Caso contrário, teremos sempre os mesmos resultados na empresa, porque não estamos fazendo nada diferente.

5. Não conhecer as pessoas da empresa

Sem dúvidas, uma das perguntas mais frequentes entre os colaboradores é: meu líder realmente se preocupa comigo ou sou apenas mais um número na empresa?  Essa reflexão deve fazer parte da rotina na liderança de equipes, porque quando conhecemos as pessoas, podemos potencializar o melhor delas.

É assim que começamos a conquistar as características dos líderes do futuro! Quer saber mais?

Leia o artigo completo!