3 desafios da Gestão de Pessoas tradicional

3 desafios da Gestão de Pessoas tradicional

Entender os desafios da Gestão de Pessoas e agir de forma estratégica para evitá-los é um comprometimento que todo líder ou profissional de RH precisa ter na empresa. Afinal, quando a área está em sintonia, se torna muito mais fácil incentivar seu time, manter o engajamento e estimular resultados positivos na organização.

O que é a Gestão de Pessoas?

Pode ser definida como um conjunto de práticas que abrange os processos de contratação, otimização e retenção de talentos. Além disso, fornece suporte contínuo ao negócio e orientação aos colaboradores da empresa. Engloba todos os aspectos relacionados à forma como as pessoas trabalham, se comportam, se engajam e crescem na organização.

Desafios da Gestão de Pessoas

Pessoas que precisam fazer muitas tarefas manuais, sobretudo aquelas que poderiam ser automatizadas, tendem a se desengajar no cargo depois de determinado período. Isso porque elas sentem que estão perdendo tempo e deixando de executar tarefas realmente eficientes.

1. Falta de tempo por processos manuais

Dar autonomia aos colaboradores é importante para que eles assumam responsabilidades e consigam desenvolver novas competências. Essa construção deve ser feita aos poucos, com acompanhamento e direcionamento adequado, mas é essencial permitir que todos testem e se sintam bem com os resultados obtidos.

2. Falta de confiança na equipe

Uma gestão de pessoas humanizada e eficiente, nos dias de hoje, precisa ser descentralizada. Ou seja, as ideias, abordagens e processos devem ser definidos em conjunto, já que o time conhece o dia a dia das operações e os gargalos enfrentados.

3. Centralização das responsabilidades

Venha saber mais!

E aí, vamos continuar estudando? Leia agora o artigo completo: