recrutamento e seleção

recrutamento e seleção

5 dicas essenciais no processo de

Antes de iniciar o processo seletivo, é essencial identificar as competências essenciais que o candidato deve possuir para desempenhar bem a função. Isso envolve entender as habilidades técnicas, conhecimentos e experiências necessárias para o cargo em questão.

Identifique  as competências para a vaga

As entrevistas estruturadas são uma excelente maneira de avaliar os candidatos de forma consistente. Elas envolvem a definição de um conjunto de perguntas pré-determinadas, relacionadas às competências necessárias para a vaga. Os candidatos são avaliados com base em suas respostas, permitindo uma comparação mais justa entre eles.

Usar entrevistas estruturadas

Para ranquear os candidatos de forma objetiva, é importante criar uma escala de avaliação que permita atribuir notas ou classificações a cada critério avaliado. Essa escala pode ser baseada em uma pontuação numérica, como de 1 a 5, ou em categorias como “abaixo do esperado”, “atende às expectativas” e “superior às expectativas”.

Desenvolva uma escala de avaliação objetiva

Os testes psicológicos podem ser utilizados para avaliar aspectos como personalidade, inteligência emocional, estilo de trabalho e valores pessoais. Esses testes ajudam a identificar se o candidato se encaixa no perfil desejado e se tem potencial para se adaptar à empresa.

Fazer testes psicológicos na avaliação 

A cultura organizacional tem papel importante no sucesso de um profissional dentro da empresa. Portanto, é essencial avaliar a compatibilidade cultural do candidato durante o processo seletivo. Isso envolve identificar os valores, as opiniões e os comportamentos desejados na organização e buscar candidatos que se alinhem a esses aspectos.

Avalie a compatibilidade cultural

Leia o eBook completo gratuitamente!

Com a definição dos critérios de avaliação, você terá uma base sólida para conduzir o processo seletivo. Quer saber mais?