tipos, regras e organização
A jornada de trabalho é o período diário que o trabalhador fica à disposição do empregador. Com regras bem estabelecidas pela legislação, é um dos elementos mais importantes da relação trabalhista.
O limite de 8 horas diárias, 44 semanais e 220 mensais é a duração normal. Mas essa não é a única jornada prevista pela CLT. Também há a Jornada Parcial e a Jornada 12x36
A Constituição Federal determina que as horas extras devem ser remuneradas com o acréscimo de, no mínimo, de 50% em relação à hora normal. Mas acordos, convenções ou sentenças normativas podem definir percentuais superiores à Constituição.
Nem todas as empresas pagam horas extras quando o funcionário excede sua jornada de trabalho. O tempo trabalhado a mais é registrado e, quando o funcionário acumula algumas horas, ele pode negociar folgas junto ao seu gestor.
Quando o funcionário falta ao trabalho sem apresentar uma justificativa, ele está sujeito a descontos no salário referente ao dia perdido, Além da questão salarial, o funcionário que apresenta faltas não justificadas ainda pode perder alguns dias de férias.
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