Círculo traçado

 Como aumentar a motivação no trabalho: 5 dicas essenciais 

1. Conheça os colaboradores

É fundamental traçar o perfil dos colaboradores para saber quais ações de incentivo terão o efeito esperado. Colaboradores mais jovens podem preferir happy hours e confraternizações, enquanto funcionários mais velhos podem se satisfazer mais com assistência médica e viagens.

Sem a presença dos líderes, torna-se muito mais difícil ter um ambiente motivador dentro de uma empresa. Por isso, a liderança tem como responsabilidade estar presente e atenta a quais técnicas apresentam um resultado mais positivo na motivação dos seus liderados, que os fazem ser mais produtivos.

2. Trabalhe com os líderes

3. Mantenha uma comunicação clara

Uma boa comunicação melhora o ambiente de trabalho como um todo. No quesito motivação, não é diferente. Dessa forma, se comunicar de forma transparente faz com que os colaboradores se sintam à vontade para expor suas opiniões.

4. Realize  feedbacks

Quando um líder demonstra preocupação genuína com o desenvolvimento e desempenho de um colaborador, a prática de feedback torna-se uma importante ferramenta para aumentar a motivação.  

5. Demonstre reconhecimento

Quem não gosta de ser reconhecido? O reconhecimento deve ser uma prática aplicada em diversos momentos, não apenas quando um grande feito é alcançado. Ou seja, as pequenas vitórias também devem ser comemoradas.

A motivação no trabalho é um fator fundamental para que os colaboradores se sintam mais satisfeitos e, assim, melhorem sua performance na empresa.

Leia o artigo completo!