o que pode dar errado no RH?

Multas trabalhistas, autuação e outros riscos: 

Uma das principais atribuições da área de Recursos Humanos é garantir que a empresa atue em total conformidade com a legislação, evitando multas trabalhistas, autuações e outras consequências. Veja as principais responsabilidades do setor e estratégias eficazes para atravessar momentos delicados com tranquilidade e segurança.

Autuação trabalhista

Trata-se do documento expedido pelo Auditor Fiscal do Trabalho onde consta a descrição da infração cometida. É importante destacar que a empresa pode apresentar defesa ao auto de infração trabalhista. O prazo para esse recurso é considerado a partir da data da entrega oficial, excluindo o dia do início e incluindo o dia do vencimento.

Caso a empresa seja autuada e a defesa seja indeferida, o empregador deve realizar o pagamento da multa trabalhista. As multas trabalhistas podem variar de acordo com fatores como o grau de infração, da natureza, intenção e situação financeira do infrator.

Multas trabalhistas

Termo de Ajuste de Conduta (TAC)

Documento utilizado principalmente pelo Ministério Público do Trabalho para que haja um comprometimento da empresa em regularizar suas práticas, adequando-as à legislação. Além de arcar com o valor do processo, a empresa terá o compromisso de ajustar a sua conduta a fim de não cometer as infrações novamente.

Indenizações trabalhistas

As indenizações trabalhistas são uma forma de compensação financeira voltado ao empregado. Nos casos em que fique confirmada a infração à lei trabalhista, o empregador precisa reparar o erro, de maneira a anular ou reduzir o dano causado.

Conheça os principais pontos de atenção na área e saiba como adotar um comportamento preventivo: