Para a gestão de pessoas é o laço do profissional com o trabalho que ele realiza e com a organização. Essa ligação não é a estabelecida pelo contrato. Estamos falando de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego. Esse laço acaba desenvolvendo uma postura mais cooperativa, empenhada, otimista, disposta e de autodesenvolvimento. Além disso, o profissional engajado pode ser mais produtivo e eficiente.
O engajamento pode ser aplicado nas tarefas, na relação entre os colaboradores, em reuniões, com os clientes. Com o tempo, ele pode se tornar uma postura constante e passar a ser parte da cultura da organização, desde que os gestores e a equipe se empenhem para isso.
- Ter um ambiente estimulante; - Abrir espaço para crescimento; - Valorizar os esforços; - Dar feedbacks; - Estimular o fortalecimento dos valores pessoais; - Ter coerência estratégica; - Modernizar e otimizar a gestão com a tecnologia;
- Maior produtividade;
- Redução do desgaste com o trabalho;
- Aumento da motivação;
- Melhoria no clima organizacional;