O que você precisa saber sobre pró-labore

Pró-labore é a remuneração dos empresários que atuam no próprio negócio. Todos os sócios envolvidos em atividades administrativas têm direito a esse pagamento. Com o pró-labore, o empresário pode, por exemplo, contribuir para a previdência social. Importante: o pró-labore deve constar como uma despesa administrativa recorrente.

Como definir o valor do pró-labore?

Não existe uma determinação de como esse valor deve ser calculado. Uma recomendação é que ele esteja em conformidade com a média de mercado. Ou seja, é preciso saber quais são as atividades desempenhadas pelo sócio. Após, uma pesquisa de mercado irá indicar qual é o salário de funcionários CLT nesta função.

Sim, é obrigatória para todos os sócios que trabalham na empresa. É que a legislação prevê que sócios administradores ou cotistas, titulares de empresas individuais, são contribuintes obrigatórios da Previdência Social.

A retirada do pró-labore é obrigatória?

Quando retirar o pró-labore?

A retirada é determinada por decisão dos sócios ou conforme consta no contrato social da empresa. Porém, nenhum outro pagamento pode ser pago ao empresário caso a retirada do pró-labore deixe de ser feita em um mês.

Empresários envolvidos nas atividades rotineiras dos próprios negócios têm direito de receber remuneração

Leia o artigo completo!