Como estruturar um bom Plano de Carreira!

Como estruturar um bom Plano de Carreira!

O Plano de Carreira é importante tanto para a empresa como para os colaboradores. Por ele, a companhia consegue apresentar quais são as possibilidades de progressão de carreira, e o funcionário terá em mãos qual o caminho possível de percorrer dentro da organização e o que é necessário para conquistar cada etapa.

O que é o Plano de Carreira

Determina qual é o caminho que cada colaborador pode percorrer dentro da organização. Ele mostra quais são as competências requeridas para cada cargo (formação, experiência, ferramentas que deve dominar etc.) e o que se espera de cada posição. Saiba como estruturar o passo a passo

Identifique a visão de futuro de seus colaboradores

Um pontapé inicial pode ser o questionamento “onde você se imagina daqui a X anos?”. Incentive os seus funcionários a traçarem metas pessoais também. Afinal, uma vida equilibrada contribui para uma performance profissional melhor.

Isso norteia quais são os treinamentos e outras ações de desenvolvimento indispensáveis, o que o colaborador precisa desenvolver e no que ele é bom, ou seja, no que ele já se destaca.

Descubra os pontos fortes e fracos

Investir no aprimoramento das forças  permite que o profissional se aprimore ainda mais. Treinamentos e capacitações que permitam que o funcionário se atualize naquilo que já é bom garante que seus pontos fortes se mantenham fortes

Trabalhe as forças

Para cada meta, deve-se traçar estratégias que possibilitem alcançá-la e, para cada uma delas, um prazo. Mesmo que o objetivo final seja daqui a três ou cinco anos, é interessante que o RH defina ações e estipule metas de prazo menor , para que a conquista do funcionário se dê etapa por etapa.

Estabeleça metas

Venha saber mais!

O Plano de Carreira é importante tanto para a empresa como para os colaboradores. Você sabe como construir os processos na sua corporação?