Qualificação cadastral do eSocial

Qualificação cadastral do eSocial

É a verificação do nome, data de nascimento e CPF do trabalhador para utilização no eSocial. O processo ocorre antes da admissão e otimiza a gestão de dados, tornando-a mais segura, correta e unificada.

Seta

O que é a qualificação cadastral do eSocial?

– O NIS padrão pode ser utilizado tanto na consulta online quanto na consulta em lote. – Em um mesmo lote é possível inserir dados de trabalhadores com NIS real e com o NIS Padrão. – Quando o NIS Padrão for informado, a validação dos dados cadastrais é realizada apenas na base do CPF.

NIS na qualificação cadastral

Como fazer a consulta de qualificação cadastral

Há dois tipos de qualificação cadastral:

Consulta online: indicada para um número menor de trabalhadores. Permite até 10 pesquisas diretas por vez, com resultados mais rápidos. Pode ser utilizada por empregados, empregadores, contribuintes individuais, etc.

Seta

Consulta em lote: feita por meio de envio de arquivo padronizado, conforme layout do sistema. É indicada no caso de consulta de grande quantidade de trabalhadores. Para isso, é obrigatório o acesso por meio de certificado digital.

Seta

É possível solicitar que o próprio trabalhador faça a consulta de qualificação cadastral, já que é ele quem deve encaminhar a correção em caso de inconsistência. Porém, é comum que essa seja uma tarefa do profissional responsável pela admissão e registro do funcionário na empresa, uma vez que o próprio sistema de RH encaminha a validação.

Entenda como ocorre o processo e como validar as inconsistências

Leia o artigo completo!