RAT e FAP

RAT e FAP

O profissional de RH acompanha a jornada do empregado durante toda a permanência na empresa, desde a admissão até o desligamento, passando pela definição de contrato, carga horária e remuneração, entre tantos outros detalhes.

ler mais

Seta

No decorrer desse processo, uma das etapas mais importantes e recorrentes é o fechamento da folha de pagamento. Cabe ao setor de RH, todos os meses, garantir que o cálculo da remuneração, incluindo benefícios e também descontos, seja feito de forma precisa, para assegurar que os salários sejam pagos corretamente aos colaboradores.

ler mais

Seta

RAT e FAP

Uma contribuição obrigatória vinculada à folha de pagamento é o RAT (Riscos Ambientais do Trabalho), antigamente chamado de Seguro de Acidente do Trabalho (SAT). Trata-se de um seguro pago exclusivamente pelas organizações para dar cobertura a acidentes do trabalho.

Seta

RAT 

Em vigor desde janeiro de 2010, o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é um mecanismo que valoriza as empresas que efetivamente investem em segurança do trabalho. Por meio dele, as alíquotas do RAT, de 1%, 2%, ou 3%, podem ser reduzidas em até 50% ou acrescidas em até 100%

Seta

FAP

3 FATORES QUE DETERMINAM O FAP:

1. Quantidade de acidentes de trabalho comunicados, com ou sem afastamento (número de CATs geradas). 2. Gravidade dos acidentes (morte, amputação, lesão)  3. Custos gerados a partir dos acidentes ou doenças laborais (tempo de afastamento, necessidade de reabilitação).

Veja mais sobre o Cálculo de Tributos da Folha de Pagamento e aprenda como fechar a folha sem erro!

Baixe o eBook gratuitamente!