Recrutamento e Seleção

saiba tudo para contratar os melhores talentos

ARTIGO

Recrutamento e Seleção é o processo da área de Recursos Humanos que consiste em atrair candidatos e escolher, de maneira fundamentada, os colaboradores de uma empresa.

O que é recrutamento?

Consiste em buscar e atrair profissionais com o perfil necessário para preencher uma vaga de emprego aberta ou um banco de vagas. Essa busca pode ser feita no mercado de trabalho, com o recrutamento externo, ou mesmo dentro da empresa, com o recrutamento interno entre os funcionários.

O que é seleção?

seleção consiste na triagem dos melhores candidatos atraídos pelo recrutamento. Ela é uma análise comparativa das exigências do cargo com as características do candidato. Nesta etapa, são analisados os currículos de acordo com conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional necessita ter para desempenhar a função.

Como analisar os candidatos?

Avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato é um caminho eficaz. Isso permite um olhar atento a aspectos que vão além da formação e da experiência, e que também influenciam o desempenho profissional. Ou seja, a seleção por competência pode auxiliar o recrutador a analisar o candidato de forma ampla, aumentando consideravelmente as chances de sucesso.

Entrevista de emprego

Trata-se do momento de entrar em contato direto com o candidato e conhecê-lo em profundidade. É importante que o RH e o gestor da vaga possam explorar aspectos que não estão no currículo, além de avaliar a postura comportamental dos concorrentes.

A hora da escolha

Cumpridas todas as etapas anteriores, o RH e o gestor da vaga puderam levantar um considerável volume de informação a respeito dos candidatos. Com um sistema voltado para as atividades de Recursos Humanos, é possível contar com um histórico dos candidatos e acompanhar a sua evolução em todas as etapas do processo.

Entenda o que é Recrutamento, a importância e como evoluir cada etapa do processo:

Saiba mais!