Círculo traçado

 Formas de Registrar o Ponto

Há três maneiras legais de fazer a marcação do ponto dos trabalhadores. Vamos analisar as características de cada uma delas e entender o melhor uso dos três tipos:

MANUAL

O livro ponto, em que os funcionários registram os horários a próprio punho. É a forma mais econômica, mas também a mais vulnerável a fraudes. Dependendo do tamanho da empresa, é também a mais difícil de gerenciar e não atende alguns requisitos legais.

O antigo relógio ponto, onde o empregado inseria o cartão e tinha os horários carimbados automaticamente. Com limitações muito semelhantes ao registro manual, foi gradativamente substituído pelas formas eletrônicas.

MECÂNICO

ELETRÔNICO

A forma mais confiável e segura de marcação de ponto, já que os horários (registrados em diferentes tipos de equipamentos) são lançados diretamente a um sistema eletrônico que armazena essas informações.

Seta

PONTO ONLINE

Com o ponto online é possível fazer a marcação a distância por meio de aplicativos para celular, que é a melhor opção para trabalhadores em regime de teletrabalho. A validação se dá por meio de leitura de biometria digital ou utilizando foto selfie para reconhecimento.

Outro ponto positivo do aplicativo para a gestão de ponto são diferenciais como a geolocalização. Por meio de uma programação de uma espécie de cerca virtual, a empresa delimita a posição geográfica e permite que o RH acompanhe, sempre que precisar, a localização da marcação.

Conheça conceitos fundamentais para garantir eficiência no controle de frequência

Baixe o eBook gratuitamente!