Tipos de Avaliação de Desempenho

Este modelo permite uma troca a respeito dos resultados, mas é considerada mais limitada, pois se baseia somente na percepção de uma pessoa, já que os gestores não recebem feedback.

Avaliação de desempenho 180º

Nesse caso, os funcionários são avaliados não apenas pelos gestores, mas por seus colegas de trabalho e até subordinados; pode também envolver fornecedores e clientes, ou seja, por todos aqueles que mantém algum tipo de interação profissional relevante para o trabalho.

Avaliação de desempenho 360º

Avaliação de desempenho por competências

É preciso dividir as competências, sendo geralmente usados dois modos: -Competências comportamentais (soft skills): modo muito relacionado com o comportamento do funcionário. -Competências técnicas (hard skills): modo que varia conforme o cargo, mas a avaliação deve sempre ser baseada na atividade-fim da empresa.

Autoavaliação

O próprio funcionário deve se conhecer bem, estar consciente de seus limites e capacidades. A autoavaliação é uma aplicação do princípio socrático do “conhece-te a ti mesmo”. Porém, deve ser desenvolvida com honestidade por cada pessoa.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante não apenas para reter talentos, como também desenvolver programas que gerem valor para as pessoas e para o negócio.

Baixe o eBook gratuitamente!