Círculo traçado

5 tipos de FEEDBACK

Para começar, é importante que façamos a distinção básica entre feedback e avaliação de desempenho. Na verdade, o feedback pode ser considerado como a ação final de uma avaliação de desempenho.

Veja alguns métodos de avaliação de desempenho que podem anteceder o feedback.

1 - AUTOAVALIAÇÃO

Ela é realizada em duas etapas: 1 - o colaborador responde a um questionário que o faça refletir sobre sua atuação no trabalho, identificando os pontos forte e fracos.

2 - depois ele discute com o seu líder sobre o que é possível melhorar na sua performance.

2 - 360 GRAUS

Gestores, líderes, membros da equipe (seus pares), o colaborador e inclusive clientes, parceiros e fornecedores podem e devem participar da avaliação. Seu questionário pode ser feito usando três ou cinco alternativas, como nunca, às vezes, sempre; ou nunca, pouco, algumas vezes, muito, quase, sempre.

3 - 180 GRAUS

É aquela em que há a avaliação do gestor sobre o colaborador e a autoavaliação do colaborador. Observando os dois pontos de vistas, é possível que se encontre mais facilmente os pontos negativos a serem melhorados e os positivos para serem ressaltados.

4 -  AVALIAÇÃO DA EQUIPE

Nada mais é do que considerar o trabalho de todos de compõem o time, afinal, é a soma de esforços de cada um que será capaz de direcionar o todo para os resultados esperados.

5 - AVALIAÇÃO POR OBJETIVOS

É focada nos objetivos macros que o colaborador e o gestor irão definir em conjunto. Depois, toda a avaliação será orientada para esses objetivos traçados. Vale ressaltar que no andamento do processo, ajustes podem ser feitos para que haja efetividade na avaliação.

A cultura do feedback pode trazer diversos benefícios à corporação e aos profissionais que a compõem. É uma ferramenta capaz de indicar o caminho do desenvolvimento e crescimento em conjunto. 

Conheça os principais tópicos para aplicar a prática na sua empresa

Baixe o eBook gratuitamente!