Círculo traçado

Tipos e exemplos de EPIs

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um recurso importante que deve ser utilizado para preservar a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. Aliados a outras medidas, os EPIs protegem os empregados de possíveis lesões, danos ou doenças causadas por fatores de risco como agentes químicos, físicos, biológicos ou mecânicos.

Existem vários tipos de EPIs, como máscaras, capacetes e óculos, e todos eles devem ser fornecidos pelo empregador. 

EPI para proteção da cabeça: capacete, capuz ou balaclava. EPI para proteção auditiva: protetor auditivo do tipo circum-auricular, de inserção e semiauricular. EPI para proteção respiratória:  respirador purificador de ar não motorizado.

Veja alguns exemplos:

EPI para proteção dos olhos e face: óculos, protetor facial, máscara de solda para proteção dos olhos e face contra impactos de partículas volantes, radiação ultravioleta, radiação infravermelha e luminosidade intensa. EPI para proteção dos membros superiores: luvas, creme protetor contra agentes químicos, manga, braçadeira.

EPI para proteção dos membros inferiores: calçado, meia para proteção dos pés contra baixas temperaturas, perneira, calça. EPI para proteção do corpo inteiro: macacão, vestimenta contra agentes químicos, choques elétricos, umidade, água.

Para saber mais sobre a definição, as regras e outras obrigações da empresa relacionadas ao assunto

Leia o artigo completo!